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Copy que Converte: Domine a arte do texto persuasivo!

Vamos bater um papo com você sobre uma ferramenta muito importante no marketing digital: A copy. Você sabe o que é copy e como ela pode transformar o jeito como você se comunica com seu público?

Se você já ouviu falar em texto persuasivo, pode ter ficado com a impressão de que é algo complicado, cheio de técnicas secretas e palavras difíceis. Mas na verdade, a copy é bem mais simples do que parece. Vamos descomplicar isso de uma vez por todas?

O que é copy?

A copy é um texto escrito de maneira estratégica, com o objetivo de convencer ou influenciar uma pessoa a tomar uma determinada ação.

Entretanto, não estamos falando apenas de escrever qualquer coisa, mas de escolher as palavras certas que vão despertar interesse, engajar o leitor e, no final, levar o seu público a fazer o que você quer.

E isso pode ser desde comprar um produto, baixar um e-book, se inscrever em uma newsletter ou até mesmo seguir o seu perfil nas redes sociais.

Você já teve aquela sensação de ‘uau, esse produto foi feito para mim!’? Pois é, isso é o poder de uma copy bem elaborada!

Resumidamente, a copy cria uma conexão emocional com o leitor. Ele precisa sentir como se você estivesse lendo a mente dele! Com as suas necessidades, desejos ou problemas.

Você não tem tempo de pensar em tudo que está aqui para crescer o seu negócio?

E qual a importância da copy?

Hoje, nós vivemos em uma era de excesso de informação. A cada segundo, milhares de conteúdos são jogados na internet e disputam nossa atenção.

Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, fica difícil prender o interesse do seu público, não é? E é aí que a copy faz toda a diferença. Uma copy eficaz consegue se destacar no meio de tantas mensagens, porque ela conversa diretamente com quem está lendo.

Vamos criar um exemplo: Imagina que você tem um negócio online e quer aumentar as vendas do seu produto. Com uma boa estratégia de copywriting, você vai conseguir despertar o interesse das pessoas certas, no momento certo e fazer com que elas se sintam compelidas a agir.

Mas atenção: uma boa copy não é apenas um texto bonito. Ela precisa ser clara, direta e empática com o leitor.

E aí então, quem lê a sua mensagem deve sentir que aquilo foi escrito pensando nele, nas suas dores, dúvidas e sonhos. Por isso, o copywriting é muito mais do que uma simples redação: é uma arte de persuasão.

E o papel nos negócios?

Então, vamos pensar também na seguinte situação: Se você tem um e-commerce de roupas e quer aumentar as vendas de uma nova coleção, o texto do seu anúncio precisa ser pensado de maneira estratégica para atrair a atenção de quem realmente pode se interessar por ela.

E isso significa escolher as palavras certas para destacar os benefícios das roupas: O que elas oferecem de diferente e como elas podem resolver algum problema (como conforto, estilo, praticidade, etc.).

Porém, além disso, a sua copy também deve incluir uma chamada para ação clara, chamada de CTA, como: “Compre agora e tenha frete grátis!”, ou “Garanta sua peça antes que acabe!”

E além disso, um outro exemplo bastante comum de uso da copy está nas landing pages (páginas de captura), para quando você deseja que as pessoas preencham um formulário para receber mais informações sobre o seu serviço.

Uma copy persuasiva é, fundamental. Dessa forma as pessoas sentirão que realmente vale a pena deixar os dados de contato.

Nessa página, você pode, por exemplo, utilizar a copy para despertar curiosidade, além de destacar os benefícios de forma clara.

Precisa de ajuda para melhorar a conversão do seu negócio?

Como escrever de forma persuasiva e eficaz?

Então, agora que você já entendeu o que é copy e como ela pode impactar o seu negócio, nós vamos falar um pouco sobre como criar uma copy eficaz.

Conheça o seu público-alvo

Mas, antes de começar a escrever, você precisa entender quem é o seu público. Quais são os problemas que ele enfrenta? Quais são seus desejos e aspirações? Quanto mais você souber sobre o seu público, mais fácil será criar uma mensagem que ressoe com ele.

Seja claro e objetivo

A copy precisa ser direta e fácil de entender. Evite palavras complicadas ou frases muito longas. O leitor deve captar a sua mensagem rapidamente, sem esforço.

Fale dos benefícios, não só das características

Um erro comum é focar apenas nas características do produto ou serviço. Mas o que realmente convence o leitor são os benefícios que ele terá ao adquirir o que você está oferecendo. Como isso vai melhorar a vida dele?

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas no copywriting. Eles são mecanismos psicológicos que influenciam as pessoas a tomarem decisões.

Alguns dos mais comuns são: urgência (“Compre agora, poucas unidades disponíveis!”), prova social (“Mais de 1.000 clientes satisfeitos”) e escassez (“Oferta válida até hoje!”).

Chamada para ação clara (CTA)

E por fim, sempre inclua uma chamada para ação clara e direta. Diga exatamente o que você quer que o leitor faça, seja clicar em um botão, fazer uma compra ou se inscrever em algo. Sem uma CTA, sua copy pode não gerar os resultados que você espera.

O Sucesso do marketing

Seja em e-mails, anúncios, páginas de venda, ou até mesmo em postagens nas redes sociais, a copy está em todos os lugares.

Quando bem feita, ela tem o poder de aumentar significativamente as conversões e as vendas do seu negócio. A copy no marketing digital é uma ferramenta indispensável para quem quer crescer online.

Resumidamente, ao usar as palavras certas de forma estratégica, você consegue não só chamar a atenção, mas construir relacionamentos duradouros com seu público e aumentar seus resultados.

Gostou dessas dicas? Agora é hora de aplicar isso no seu negócio e ver como uma boa copy pode fazer a diferença no sucesso das suas campanhas! E aproveite para conferir este artigo O que é Landing Page e como ela pode ajudar o seu negócio para aprender essa opção muito eficiente para captura de clientes no digital!

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